domingo, 9 de novembro de 2014

Camisas Vasco da Gama 2014 / 2015 - Home e Away

Home

Away

Material Esportivo: Umbro
Camisas Originais: HOME / AWAY
Descrição: Finalmente leitores, aqui estão as camisas do Gigante da Colina. As camisas do Vasco da Gama a partir de agora são da inglesa Umbro que incia mais um ciclo no clube cruzmaltino. Há rumores de uma possível Third pro clube, mas enquanto isso confira as camisas lançadas. As camisas feitas fazem referência ao clube precursor na luta contra o racismo. O clube teve uma grande contribuição na luta contra as diferenças raciais, tanto é que foram apelidados de "Os Camisas Negras", daí a camisa Home ser a preta com a listra vertical branca, ao contrario do que muitos pensam, de ser a branca com faixa preta. As camisas são tradicionais e com detalhes bem bacanas, Como já foi dito a Home é preta com a faixa branca e conta com detalhes brancos na gola polo e nos punhos. A Away é branca com faixa preta, gola "V" preta e extremidade dos punhos preta. Belas camisas mas esse logo do GUARACAMP meio que deu um tom de estranheza na peça, mas futebol é dinheiro. Detalhe pra dentro da gola com o os logos da Cruz de Malta, da Umbro e o ano de fundação do clube; 1898. O texto dentro da gola é muito interessante e assim foi redigido:

"HÁ 90 ANOS O VASCO VENCIA O CAMPEONATO ESTADUAL DE 1924, ORGANIZADO PELA LIGA METROPOLITANA DE DESPORTOS, A LMDT, DE MANEIRA INVICTA, CONQUISTANDO SEU SEGUNDO TÍTULO CARIOCA DA HISTÓRIA. OS DEMAIS CLUBES DA ELITE CARIOCA, INCONFORMADOS COM O TÍTULO E A ORIGEM DO TIME FORMADO POR NEGROS, MULATOS E OPERÁRIOS, VINDO DAS ÁREAS POBRES DA CIDADE, ABANDONARAM A LMDT E FUNDARAM A AMEA, ASSOCIAÇÃO METROPOLITANA DE ESPORTES ATHETICOS, EXCLUINDO OS CAMISAS NEGRAS.
A CONDIÇÃO IMPOSTA PARA QUE O VASCO FOSSE ACEITO NA AMEA SERIA A DEMISSÃO DOS 12 ATLETAS DE SEU ELENCO, TODOS NEGROS, COM A ALEGAÇÃO DE QUE TINHAM UMA PROFISSÃO DUVIDOSA. O VASCO RECUSOU A PROPOSTA PRONTALMENTE E, NO DIA 7 DE ABRIL DE 1924, O PRESIDENTE DO CLUBE NA ÉPOCA, JOSÉ AUGUSTO PRESTES, ENVIOU UMA CARTA A ASSOCIAÇÃO, QUE POSTERIORMENTE SE TORNOU UMA RESPOSTA HISTÓRICA E SE TRANSFORMOU NUM MARCO NA LUTA CONTRA O RACISMO.
EM RESUMO, ESTA CARTA DO PRESIDENTE CRUZMALTINO MANIFESTAVA SUA TOTAL INDIGNAÇÃO À DISCRIMINAÇÃO RACIAL E MOSTRAVA QUE SERIA UM ATO POUCO DIGNO CONDENAR A CARREIRA DOS JOVENS JOGADORES QUE TROUXERAM TANTAS ALEGRIAS E VITÓRIAS AO CLUBE E QUE, DESTE MODO, SERIA MUITO MAIS HONROSO NÃO SE ASSOCIAR À AMEA.
DEPOIS DESTE DIA HISTÓRICO, O FUTEBOL BRASILEIRO SE TORNOU UM ESPORTE DO POVO. FORAM DISSEMINADOS OS VALORES DE RESPEITO E IGUALDADE, TRAÇOS FUNDAMENTAIS DA CULTURA BRASILEIRA, POSSIBILITANDO A DIVERSIDADE E A RIQUEZA RACIAL E CULTURAL QUE VIVENCIAMOS HOJE.
O VASCO DEU O MAIS IMPORTANTE PASSO PARA SER O GIGANTE NO QUAL ELE SE TORNOU."


O clube luta pra voltar a Série A do Brasileiro e está quase lá, ocupa atualmente a 3ª colocação e dificilmente perderá a vaga, mas o título provavelmente deve ficar entre Ponte Preta e Joinville. Que o Vascão tenha dias melhores, sua grandeza é a Série A.

Nenhum comentário: