terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Camisas Copa João Havelange 2000 - Módulo Azul + Finalistas

Vamos falar agora de um dos Brasileirões mais polêmicos da história, a Copa João Havelange 2000. Vamos explicar primeiro a bagunça que foi o sistema de rebaixamento do Brasileirão 1999 que foi o causador para a Copa João Havelange de 2000. O sistema previa o rebaixamento de 4 equipes com os piores aproveitamentos em média das competições em 1998 e 1999. Sport e Portuguesa foram os piores do Brasileirão 1999 mas não caíram devido a boa campanha de 1998. A confusão começou com o jogador Sandro Hiroshi que foi para o São Paulo vindo de uma transferência envolvendo outros clubes, inclusive descobriram que o jogador possuía a idade adulterada,. o São Paulo perdeu pontos devido a esse problema e os pontos foram adicionados aos clubes que Sandro Hiroshi enfrentou, Botafogo e Inter foram os beneficiados, os prejudicados com o descenso foram Botafogo SP, Juventude, Paraná e Gama. O Gama foi o mais prejudicado com esse caso do Sandro Hiroshi que os pontos foram pro Botafogo, como o Gama era politicamente bem, forte entrou na justiça contra o rebaixamento e conseguiu pois impediu a CBF de realizar o Brasileiro de 2000, assim o Clube dos 13 assumiu a realização do Brasileiro de 2000. Fez um campeonato inchado com 116 clubes que eram divididos em 3 divisões, mas todos teriam chance de ser o campeão brasileiro. Vamos retratar para vocês o Módulo Azul que eram os principais clubes do Brasil a gosto do Clube dos 13 com 25 clubes, e mais os clubes vindos dos outros Módulos que comporam a fase final da competição, 3 clubes do Módulo Amarelo que era equivalente a segunda divisão e mais o campeão do Módulo Verde e Branco que era equivalente a terceira divisão nacional. Vamos aos clubes, primeiro os do Módulo Azul:



O Módulo Azul teve como os 12 classificados para a fase final: Cruzeiro, Sport, Fluminense, Goiás, Vasco, São Paulo, Ponte Preta, Atlético Paranaense, Internacional, Grêmio, Palmeiras e Bahia.

AMÉRICA FUTEBOL CLUBE - BELO HORIZONTE / MG

CLUBE ATLÉTICO MINEIRO - BELO HORIZONTE / MG

CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE - CURITIBA / PR

ESPORTE CLUBE BAHIA - SALVADOR / BA

BOTAFOGO DE  FUTEBOL E REGATAS - RIO DE JANEIRO / RJ

SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA - SÃO PAULO / SP

CORITIBA FOOTBALL CLUB - CURITIBA / PR

CRUZEIRO ESPORTE CLUBE - BELO HORIZONTE / MG

CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO - RIO DE JANEIRO / RJ

FLUMINENSE FOOTBALL CLUB - RIO DE JANEIRO / RJ

SOCIEDADE ESPORTIVA DO GAMA - BRASÍLIA / DF

GOIÁS ESPORTE CLUBE - GOIÂNIA / GO

GRÊMIO DE FOOT BALL PORTOALEGRENSE - PORTO ALEGRE / RS

GUARANI FUTEBOL CLUBE - CAMPINAS / SP

SPORT CLUB INTERNACIONAL - PORTO ALEGRE / RS

ESPORTE CLUBE JUVENTUDE - CAXIAS DO SUL / RS

SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS  - SÃO PAULO / SP

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PONTE PRETA  - CAMPINAS / SP

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS - SÃO PAULO / SP

SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE - RECIFE / PE

SANTOS FUTEBOL CLUBE - SANTOS / SP

SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE - SÃO PAULO / SP 

SPORT CLUB DO RECIFE - RECIFE / PE

CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA - RIO DE JANEIRO / RJ

ESPORTE CLUBE VITÓRIA - SALVADOR / BA

O Módulo Amarelo foi composto por 36 clubes, 18 times em 2 grupos. 8 clubes classificavam em cada grupo para os mata mata até conhecer o campeão. O Paraná foi o campeão, o São Caetano foi o vice e o Remo venceu a disputa do terceiro lugar contra o rival Paysandu.

PARANÁ CLUBE BRASIL - CURITIBA / PR

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA SÃO CAETANO - SÃO CAETANO DO SUL / SP

CLUBE DO REMO - BELÉM / PA

O Módulo Verde e Amarelo foi o mais inchado com 53 clubes na primeira fase, divididos em 8 grupos de 6 e 7 times alternados, 3 clubes passavam em cada. Na segunda fase, 24 clubes foram divididos em 6 grupos de 4 times, 2 clubes passavam. Na terceira fase os 8 times restante foram divididos em 2 grupos de 4, onde o campeão da cada grupo fariam a final para conhecer seu campeão e o representante na fase final, Uberlândia e Malutrom foram os finalistas, onde os paranaense do Malutrom foram os campeões no agregado de 4x3.

CLUBE MALUTROM - CURITIBA / PR

O campeão da João Havelange foi o Vasco da Gama com o timaço de Romário, Juninho Pernambucano, etc... 
O Vasco bateu o surpreendente São Caetano que vinda do Módulo amarelo depois de um jogo caótico em São Januário no jogo da volta, a final foi no Maracanã, já no ano de 2001 com vitória carioca por 3x1. A partir daí a CBF voltou a organização o Brasilierão, quem em 2001 usou a Copa João Havelange de critério para dividir cada uma de sua divisões.

Nenhum comentário: